Avançar para o conteúdo principal

CNL 14ª Edição - Fase Municipal

 



Realizou-se no dia 8 de fevereiro de 2021 a Fase Municipal  do 14º Concurso Nacional de Leitura de Loulé.

Assim, no que respeita ao 1º Ciclo, irão representar o concelho de Loulé os alunos: Constança Sousa Rodrigues de Matos (Escola EB1 Prof. Manuel Martins Alves), Mariane Clara Borges (Escola EB1 da Estação) e Tomás Queirós Afonso (Escola EB1 Nº 4 de Loulé).

Do 2º Ciclo ficaram apurados Alexandra Kolesnikova (Escola EB2,3 São Pedro do Mar), Rita Ferreira Pedrosa (Escola EB2,3 D. Dinis) e Tiago Afonso Costa (Escola EB2,3 Padre João Coelho Cabanita).

Do 3º Ciclo, Ana Filipa Louro Cristóvão (Colégio Internacional de Vilamoura), Leonor Fantasia Coelho dos Santos (Escola EB2,3 Prof. Cavaco Silva) e Maria Inês Botelho Freitas de Lima (Escola EB2,3 Padre João Coelho Cabanita).

No caso do ensino Secundário, Raquel Figueiredo, Matilde Teixeira e Carolina Graça do Colégio Internacional de Vilamoura.

As provas realizadas num formato online consistiram na leitura expressiva de excertos de textos das obras selecionadas para esta fase do Concurso, nomeadamente: “O Rapaz que Vivia na Televisão e outras Histórias”, de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares, para o 1º Ciclo; “A Casa das Bengalas”, de António Mota, para o 2º Ciclo, e “O Rapaz que Prendeu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer, para o 3º ciclo.

O júri que avaliou as provas foi composto por: Ana Farrajota (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Rita Moreira (diretora da Biblioteca Municipal de Loulé) e Guida Jordão (técnica da Biblioteca Municipal de Loulé).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rotação de contadores - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Bibliotecas do concelho de Loulé celebram o Mês Internacional da Biblioteca Escolar com atividade dedicada a Camões

Outubro é celebrado como o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma iniciativa mundial promovida pela IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares), que destaca o papel fundamental das bibliotecas nas escolas como espaços de aprendizagem, inovação e cultura. Em 2025, o mote “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias” inspira diversas atividades em todo o mundo. No concelho de Loulé, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) associa-se à celebração com a iniciativa (Re)ver Camões, integrada também nas comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões. A atividade convidou os utilizadores das bibliotecas do concelho a imortalizar o poeta através de uma imagem inspirada num texto ou momento da sua vida, que foi depois animada com recurso a inteligência artificial. Com esta proposta, a RBCL pretende valorizar o legado intemporal de Camões e incentivar novas formas de expressão literária e artística, dando continuidade ao traba...

Capas vivas: Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2024

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) apresenta a atividade (Re)ver Camões. Esta atividade insere-se nas comemorações do V Centenário do Nascimento do poeta Luís de Camões e na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar cujo mote, para 2024, é Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades. Valorizar o legado de Luís de Camões, cuja influência transcende fronteiras, épocas e gerações é a melhor forma de o homenagear. Desta forma, os utilizadores das bibliotecas do concelho foram convidados a imortalizar Camões, através de uma imagem, a partir de um texto ou momento da vida do poeta. Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos transatos e visa proporcionar momentos criativos em torno dos livros e da leitura, desta vez, inspirados na obra camoniana. MIBE 2024 (Re)ver Camões RBCL