Avançar para o conteúdo principal

Bibliotecas fora de portas

 


Bibliotecas do concelho de Loulé saem para a rua

“Bibliotecas fora de portas”, assim se chama a atividade conjunta da Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) que irá decorrer no próximo dia 9 de outubro, na Rua Vasco da Gama, em Quarteira, para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE).
O evento decorrerá entre as 10h e as 15h00, envolverá a participação de 300 alunos e disponibilizará à comunidade escolar das escolas envolvidas um conjunto de atividades relacionadas com os livros e a leitura: ateliê de escrita criativa, teatro de fantoches, workshop de fantoches de meia, “Papa-Leituras”, conto inclusivo, histórias do mundo, oficina de coisas, bibliomóvel e troca de livros usados. As atividades serão desenvolvidas por alunos, professores e bibliotecários.
Esta primeira edição de “Bibliotecas fora de portas” destinar-se-á aos alunos de 4º ano das escolas do 1º Ciclo de Vilamoura e Quarteira, mas tem a ambição de chegar a todas as localidades onde estejam situadas bibliotecas da RBCL.
Dinamizar atividades que, a partir da leitura, permitam diferentes formas de expressão, possibilitar aos alunos e outros leitores o envolvimento em projetos, encorajando-os expressarem-se livremente e desenvolver parcerias com diferentes entidades são os objetivos desta atividade que contará com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Junta de Freguesia de Quarteira e Câmara Municipal de Loulé.
A Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé é composta por representantes da Biblioteca Municipal de Loulé, das bibliotecas escolares integradas na RBE, da biblioteca do Colégio Internacional de Vilamoura, e das bibliotecas da Escola Profissional Cândido Guerreiro, da Fundação Manuel Viegas Guerreiro e do Museu Municipal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rotação de contadores - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Bibliotecas do concelho de Loulé celebram o Mês Internacional da Biblioteca Escolar com atividade dedicada a Camões

Outubro é celebrado como o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma iniciativa mundial promovida pela IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares), que destaca o papel fundamental das bibliotecas nas escolas como espaços de aprendizagem, inovação e cultura. Em 2025, o mote “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias” inspira diversas atividades em todo o mundo. No concelho de Loulé, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) associa-se à celebração com a iniciativa (Re)ver Camões, integrada também nas comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões. A atividade convidou os utilizadores das bibliotecas do concelho a imortalizar o poeta através de uma imagem inspirada num texto ou momento da sua vida, que foi depois animada com recurso a inteligência artificial. Com esta proposta, a RBCL pretende valorizar o legado intemporal de Camões e incentivar novas formas de expressão literária e artística, dando continuidade ao traba...

Capas vivas: Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2024

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) apresenta a atividade (Re)ver Camões. Esta atividade insere-se nas comemorações do V Centenário do Nascimento do poeta Luís de Camões e na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar cujo mote, para 2024, é Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades. Valorizar o legado de Luís de Camões, cuja influência transcende fronteiras, épocas e gerações é a melhor forma de o homenagear. Desta forma, os utilizadores das bibliotecas do concelho foram convidados a imortalizar Camões, através de uma imagem, a partir de um texto ou momento da vida do poeta. Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos transatos e visa proporcionar momentos criativos em torno dos livros e da leitura, desta vez, inspirados na obra camoniana. MIBE 2024 (Re)ver Camões RBCL